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Saiba tudo sobre comunicação visual

A comunicação visual é uma estratégia de publicidade que pode ajudar muito para aumentar as vendas de seu negócio, por isso, é importante conhecer como ela funciona e como utiliza-la para beneficiar sua empresa.

Neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre a comunicação visual, confira.

O que é comunicação visual?

A criação de uma identidade visual representa boa parte do trabalho de marketing de uma marca, devendo esta passar a melhor impressão possível para o cliente, e estar atenta a como esse cliente reage a essa identidade visual.

A forma como uma empresa cuida de sua comunicação visual fala muito sobre como essa marca se relaciona com o mundo.

Entenda agora o que é comunicação visual, e de que forma essa estratégia pode contribuir para os resultados do seu negócio.

Comunicação visual consiste em todas as maneiras utilizadas para comunicar-se a partir da utilização de elementos visuais.

Uma campanha em vídeo, a produção de um infográfico e a utilização de imagens nas campanhas publicitárias de uma empresa, por exemplo, são formas de utilizar a comunicação visual para expressar os ideais da empresa para o mundo.

Grande parte das vezes, a utilização de uma imagem com o objetivo de passar uma informação pode trazer mais resultados positivos para uma marca do que focar exclusivamente na escrita de um texto.

 

Isso acontece porque os elementos textuais precisam de mais tempo, atenção e demandam interpretação do público alvo antes de conseguir gerar algum tipo de comoção.

As imagens, em contrapartida, são capazes de atingir o público de maneira imediata e instantânea.

A partir do momento em que uma empresa passa a investir em uma estratégia de comunicação visual, ela passa a trabalhar elementos e conceitos que serão responsáveis pela caracterização de sua marca, de forma a destaca-la como única no mercado.

 

 

Para entender isso, pense em uma marca famosa, e como a primeira coisa que vem à mente é a sua identidade visual.

Como a comunicação visual influência nos negócios, desde que utilizado os elementos certos como uma linda fachada em acm, um letreiro ou um brise?

O uso da comunicação visual pode auxiliar para o sucesso da sua empresa, e cuidando da sua identidade visual, é possível atrair inúmeras vantagens para a sua marca. Tais como:

Fortalecimento da marca utilizando um elemento como um letreiro na comunicação visual

 

Atual Painéis - Comunicação Visual - Fachada em ACM - Brise - Letra Caixa - Totem

 

Consumidores costumam ser exigentes, e estão à procura de empresas que possam solucionar seus problemas de forma eficaz, oferecendo produtos de qualidade.

Ainda que a sua marca seja capaz de entregar valor a sua clientela, para conseguir se destacar no mercado, ela precisa de uma identidade visual que faça com que os consumidores se lembrem dela.

 

Atual Painéis - Comunicação Visual - Fachada em ACM - Brise - Letra Caixa - Totem

 

É utilizando elementos de comunicação visual que a sua marca poderá se estabelecer como consolidada e profissional no mercado.

Um letreiro luminoso trás ao publico diurno e noturno o conceito de sua marca.

A comunicação visual reforço dos valores da empresa através do cuidado da fachada de sua loja ou empresa

Através dos elementos da comunicação visual, é possível atrair e fidelizar clientes para sua marca, transmitindo para eles os valores, as crenças e os objetivos do seu negócio.

 

Atual Painéis - Comunicação Visual - Fachada em ACM - Brise - Letra Caixa - Totem

 

Tais valores também são comunicados aos seus clientes quando o mesmo percebe o cuidado que uma empresa tem com sua fachada. Por isso o uso de acm em fachada ou uma utilização de brise em alumínio, seja móvel ou articulado realça esses valores.

Os valores de sua empresa podem influenciar positivamente os consumidores, fazendo com que eles escolham a sua marca em uma situação onde há dois produtos ou serviços similares para escolher. Conhecendo os valores da sua marca, é mais provável que optem por ela.

Conquista de credibilidade, utilizando ferramentas de comunicação visual ao passar a informação correta em um totem publicitário

Consumidores em geral tendem a preferir aquelas empresas que passam uma imagem de confiança, e a construção de uma boa identidade visual pode ajudar na construção dessa imagem para a sua marca.

As pessoas preferem comprar de quem passa uma imagem de credibilidade, seriedade e profissionalismo, e a identidade visual de sua marca faz com que ela se apresente ao mercado de forma coerente com essa ideia, desde o logotipo, passando pelo material institucional da empresa, até o local de trabalho.

A utilização de totem publicitário ou de sinalização interna através de totem explicativos de direção trazem conforto e confiança.

Conquista de espaço no mercado através de um visual renovado e elegante, a comunicação visual faz isso pela sua empresa

Partindo dos pontos já levantados, utilizando a comunicação visual, a sua marca pode se tornar mais conhecida no mercado, e conquistar um maior número de clientes.

Isso acontece quando seu cliente ou potencial consumidor percebe pontos estruturais na imagem de sua empresa desde a primeira experiencia. É o caso de quando se utiliza de forma correta um luminoso em led, uma fachada em acm ou um brise asa de avião.

Como se comunicar visualmente, o que isso tem haver com comunicação visual?

Para falar de comunicação visual, vamos pensar um pouco no grande fenômeno atual, em relação a estratégias de marketing: as redes sociais.

Segundo pesquisadores, a maior parte do conteúdo que é postado diariamente no Facebook, 75%, é composto de imagens e fotos.

E não é apenas isso, 87% das interações entre os usuários dentro da plataforma, é realizada a partir das imagens, o que faz com que esse seja considerado o tipo mais envolvente de conteúdo dentro da rede.

Isso significa que a comunicação visual é bastante assertiva quando se quer compartilhar alguma mensagem, tanto as campanhas de divulgação da marca, quanto os lançamentos de produtos, por exemplo.

Isso acontece porque os seres humanos são seres visuais, ou seja, tudo aquilo em que pensamos, é representado pela nossa mente em formato de imagens, e não de elementos textuais.

A maior parte de nossos receptores sensoriais, cerca de 70% deles, para ser exato, estão localizados em nossos olhos, e quase metade de nosso cérebro está envolvida no processamento visual.

Considerando essas informações, podemos dizer que não é só na internet que a comunicação visual é importante para a sua marca.

Outros materiais de publicidade, como os banners, os panfletos e os cartões de visita, por exemplo, também transmitem para o público a mensagem da marca. Até mesmo elementos como os uniformes de seus funcionários, fazem parte disso.

Para que a sua marca possa se comunicar visualmente de maneira efetiva, é importante conhecer o conceito de visual thinking.

Pode ser difícil expressar de forma visual uma mensagem que seja complexa, pode acontecer que a mensagem acabe sendo muito simplificada, e desta forma, perca em profundidade.

Também pode ocorrer o processo inverso, e a mensagem acabar sendo tão aprofundada, que acaba sendo difícil para o público apreender seu sentido.

Desta forma, o visual thinking, ou pensamento visual em português, é uma estratégia que deve ser trabalhada em conjunto com a comunicação visual, para torna-la mais efetiva.

A partir dessa técnica, é possível exercitar a criatividade, de forma a trabalhar a organização dos pensamentos e assim aperfeiçoar a comunicação.

Como fazer a comunicação visual da sua empresa?

Nesse momento, você já conhece a comunicação visual, bem como está ciente da sua importância para o sucesso de sua marca. Agora, veja algumas dicas práticas para aplicar o conceito na estratégia de marketing da sua empresa.

Contratar uma equipe de marketing ou uma empresa de comunicação visual para elaboração de um projeto

A comunicação visual não consiste simplesmente no desenho que fica ao lado do nome de sua marca, acreditar nessa ideia, pode fazer com que seu planejamento de identidade visual acabe não trazendo nenhum resultado.

O trabalho é muito mais complexo que apenas desenhar uma logo, é necessário saber como trabalhar os elementos visuais que vão representar sua empresa e os valores dela, para fazer com que o público se identifique com a sua marca.

Desta forma, contratar uma equipe profissional de marketing é uma boa ideia para trabalhar de maneira eficiente a identidade visual da sua empresa. Profissionais qualificados vão saber como trabalhar os elementos visuais de sua marca, para criar uma identidade visual coerente e adequada para seu público-alvo.

A criação do logotipo que poderá ser utilizado em um letreiro luminoso é comunicação visual.

O logotipo de uma marca consiste na base da identidade visual da mesma, desta forma, é necessário que esse logotipo seja criando utilizando elementos que façam com que ele tenha exclusividade.

Por isso, é preciso escolher de forma inteligente as cores que serão utilizadas, bem como os símbolos e também a tipografia a ser adotada, e todos os demais elementos.

É preciso ter atenção ao formato do logotipo no momento de sua criação, levando em consideração diversas dimensões do mesmo, pensando nas possíveis reduções ou ampliações que possam ser necessárias nas diferentes utilizações que o logotipo vai ter.

A criação do logotipo deve levar em consideração a inclusão de elementos que transmitam a mensagem da marca de forma simples e claras, por isso, é preciso ter cuidado para não tornar a identidade visual carregada e poluída. Quanto menos elementos puderem ser incluídos, melhor.

Use elementos visuais que se refiram a sua empresa, podendo se valer de um brise em alumínio personalizado, este é outro exemplo do uso da comunicação visual

Faça uso de elementos que sejam inovadores, mas não se esqueça de que esses elementos precisam ser reconhecidos pelo seu público-alvo. Não utilize símbolos que possam estar muito afastados daquilo que é conhecido pelas pessoas, pois dessa forma, ao invés de atrair, pode acabar afastando clientes.

É importante ressaltar que você não deve, em nenhuma hipótese, copiar elementos de outras marcas.

É possível trabalhar através de referências, buscando inspiração, mas é importante que você cuide para que a identidade visual da sua marca seja única e inédita.

Faça uso de elementos que se refiram ao tipo de negócio com o qual a sua empresa trabalha, que sejam capazes de lembrar o público sobre o tipo de serviço ou de produto que a sua marca oferece.

Reforce a comunicação visual com frequência utilizando elementos fortes como um totem publicitário

Não basta criar uma identidade visual forte para a sua marca, se você não investir na divulgação da mesma, por isso, é importante que você a reforce de forma frequente.

Você deve utilizar a identidade visual da sua marca tanto no espaço físico ocupado pela sua empresa, quanto nas suas peças publicitárias, e até na documentação referente a sua empresa.

Aposte também nos meios de comunicação, seja através da internet, como em sites, blogs e nas redes sociais, quanto na mídia tradicional, como anúncios em jornais e revistas, ou panfletos e flyers de divulgação.

É importante que dentro do planejamento orçamentário da sua empresa, haja um espaço para a divulgação da identidade visual da sua marca de maneira periódica.

Atualize-se e inspire-se em obras de comunicação visual já realizadas veja nossos trabalhos

Toda vez que a sua marca precise transmitir uma mensagem para o público, use a identidade visual da sua marca, e lembre-se de que ela deve estar sempre sendo atualizada, e que você deve apresentar novidades em relação a ela no decorrer do tempo.

Mas esteja atento, atualize a sua identidade visual, entretanto, sem deixar que os símbolos já conhecidos pelo público que identificam a sua marca sejam perdidos.

Onde Utilizar a Comunicação Visual

Fachadas de empresas, totem publicitário, fachada em acm, painel luminoso, brise de alumínio, brise asa de avião, termobrise e sinalização interna são alguns elementos relacionados a comunicação visual para divulgar a identidade visual da sua marca.

Conheça um pouco sobre cada um deles abaixo.

Fachada de Empresa é comunicação visual.

As fachadas de empresa com certeza devem contar com a identidade visual da marca para que a comunicação visual da mesma seja efetiva. É importante que o público possa identificar o espaço físico ocupado pela sua empresa, através da identidade visual da sua marca.

Totem publicitário é uma ferramenta da comunicação visual.

O totem publicitário consiste em um modelo de divulgação que é utilizado dentro ou fora de espaços físicos, com uma localização capaz de atrair o público alvo da marca. Também é uma boa estratégia para explorar a identidade visual da sua empresa.

Fachada em acm, outro elemento importante da comunicação visual.

Uma fachada em acm é um investimento interessante para a sua empresa, que dá uma cara moderna e atrativa para o seu estabelecimento. E claro, a identidade visual da marca não pode ficar de fora.

Trata-se de um revestimento aplicado em sua fachada e em outros elementos pois o acm é uma chapa de alumínio com um composto interno que lhe da a dureza do matéria.

Painel luminoso, imprima sua ideia com esta poderosa ferramenta de comunicação visual.

Outro elemento que pode ser usado para divulgar a sua marca, utilizando a sua identidade visual, é o painel luminoso.

O painel luminoso pode ser feito com diversos materiais sempre buscando o melhor custo beneficio em cada projeto

Hoje a maioria dos painéis luminosos é iluminada através de LED ou Lâmpadas de Led.

Brise de alumínio, trabalha a fachada promovendo conforto além da própria comunicação visual.

O brise de alumínio consiste em um elemento arquitetônico de proteção térmica, indicados no controle solar

Existe uma grande variedade de opções para fachadas de lojas e de empresas

Produzidos em alumínio com chapas perfuradas ou lisas podem ser pré moldados ou fabricados de acordo com seu projeto e cor.

Possibilita conforto solar, privacidade, estética, ventilação e economia no consumo de energia permitindo a entrada parcial de luz natural no ambiente.

Brise asa de avião

O brise asa de avião consiste em um brise, feito de alumínio, que recebe esse nome por conta de seu formato semelhante a uma asa de avião. Tem este formato de asa de avião por poder ser articulado conferindo movimentação de sua estrutura.

Termobrise

O termobrise é uma estrutura metálica resistente, composta por materiais que não contém ferro, e que pode ser utilizado na fachada da sua empresa, e receber a impressão da identidade visual da sua marca.

O termobrise confere a fachada de sua loja ou a fachada de sua empresa um acabamento muito elegante além de proporcionar excelente conforto térmico.

Sinalização interna

A sinalização interna consiste nos elementos responsáveis por guiar e informar os visitantes acerca do espaço interno de um estabelecimento comercial, sendo um elemento muito importante de comunicação visual.

Podemos utilizar placas indicativas, sinalização interna fixa, sinalização tátil, sinalização em braile, piso para deficiente visual.

É também muito comum na sinalização interna o uso de Totem interno.

Neste artigo você conheceu tudo que precisava saber sobre comunicação visual, e como aproveitar dessa estratégia para aumentar as vendas da sua empresa.

Para conhecer mais do nosso trabalho veja as fotos de obras que realizamos.

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